podcast

domingo, 13 de maio de 2012

Aula 04/05 - Hipertexto



Aula 04/05

Hipertexto

Podemos entender que hipertexto é qualquer texto  virtual que possua um link o qual permite que o leitor tenha acesso a outros textos a partir do link clicado.

A estrutura hipertextual é que permite que cada página de cada site possa se conectar a qualquer outra página ou site da rede, ou mesmo se desconectar de algumas, uma vez que há a possibilidade de uma religação por outro caminho, sem afetar a rede.

Podemos ainda dizer que a Web, hoje, é um hipertexto aberto, visto que quase tudo que na Web está interconectado, podendo ser acessado de qualquer a partir de qualquer ponto.  Não Web há uma sede, tampouco hierarquia, em outras palavras, a Web não tem chefe ou dono, isso a caracteriza como hipertexto descentralizado.

Podemos, inicialmente, dizer que os hipertextos  podem ser classificados em duas grandes categorias:

Aberto: quando seus links direcionam para outros documentos – textos, imagens, arquivos de áudio e vídeo.

Fechado: quando o conteúdo armazenado não pode ser alterado, podemos citar como exemplos, CD-ROM.

Entretanto, quanto à sua estrutura e flexibilidade de navegação o hipertexto pode ser divido em quatro tipos:

Sequencial ou linear – é o que mais se aproxima dos textos impressos, pois é uma leitura linear, e caso o leitor queira  adiantar sua leitura, isso não acontece, uma vez que esta leitura está amarra, em outras palavras, ele tem que passar pelos dois primeiros para assim poder chegar no terceiro por exemplo.

Hierárquico – há uma entrada principal, como se posse o tópico, titulo, e a partir dai o leitor tem vários arquivos seguindo uma hierarquia.

Reticulado – embora permita maior liberdade de acesso, não integra todos os documentos, ou seja, alguns documentos necessitam de outros documentos para ser acessados, é muito utilizado em sites e portais.

Em rede – o acesso aos documentos pode ser feitos a partir de qualquer ponto, não é hierárquico. Como exemplo, podemos citar a Wikipédia onde cada verbete contém um link, mantendo o texto principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário